EDUCAÇÃO: ¨LUGAR DE CRIANÇA É NA ESCOLA¨ MAIS UMA INICIATIVA DA GESTÃO DO SECRETÁRIO LEONARDO VASCONCELLOS

0
37

Parabéns por mais esta iniciativa da Secretária Municipal de Educação de Teresópolis!

A Secretaria Municipal de Educação inaugurou nesta quarta-feira, 4, na Praça Balthasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea, uma tenda com a exposição ‘Lugar de criança é na escola – trabalho não é coisa de criança’. Reunindo trabalhos de alunos de turmas do 4º ano de 27 escolas municipais, a mostra cumpre mais uma etapa do acordo firmado com o Ministério Público do Trabalho (MPT), que tem foco na erradicação do trabalho infantil e na proteção do trabalhador adolescente. A exposição pode ser visitada nesta quinta-feira, 5, das 8h às 17h, e na sexta, dia 6, das 8h às 12h.PARABÉNS 12

Na mostra, o tema erradicação do trabalho infantil é mostrado através de cartazes, maquetes, livros e literatura de cordel, onde os alunos apresentam a sua visão sobre o assunto. O projeto pedagógico de sensibilização da comunidade escolar para o combate do trabalho infantil começou no início do ano letivo, como explica Márcia Peixoto, coordenadora de eventos da Secretaria de Educação. “É um projeto que começou a ser desenvolvido há três meses nas escolas, e a culminância acontece esta semana, com a exposição dos trabalhos feitos pelos alunos. Eles refletiram sobre o tema e agora estamos mostrando para toda a população”.

Para Thiago Britto Mota, que é assessor jurídico da Secretaria de Educação e um dos agentes multiplicadores capacitados pelo MPT, o projeto pode contribuir para quebrar o ciclo da pobreza. Ou seja, sensibilizando as pessoas sobre o fato de que, ao sair da escola para trabalhar, a criança chega à vida adulta sem qualificação, ficando refém do subemprego ou se tornando um desempregado. “Esse projeto se revela de suma importância, de forma que o município de Teresópolis atua mais uma vez na vanguarda, tendo como norte sempre o interesse do nosso aluno. Que ele se desenvolva na prática e aprenda fazendo, que é um dos métodos mais interessantes para que a criança possa realmente entender o que está fazendo, e não somente reproduzir em imagens”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here