• Beba desta fonte! Leia A CríticaOnline.com
UPA: UMA REALIDADE EM MAGÉ! Reviewed by Momizat on . A estrutura da Unidade Pronto Atendimento – UPA 24h de Magé -  está com 90% da obra realizada e deve ser inaugurada até o final do ano no bairro de Piabetá.  Lo A estrutura da Unidade Pronto Atendimento – UPA 24h de Magé -  está com 90% da obra realizada e deve ser inaugurada até o final do ano no bairro de Piabetá.  Lo Rating: 0
You Are Here: Home » Destaque » UPA: UMA REALIDADE EM MAGÉ!

UPA: UMA REALIDADE EM MAGÉ!

MAGÉ ALTAA estrutura da Unidade Pronto Atendimento – UPA 24h de Magé -  está com 90% da obra realizada e deve ser inaugurada até o final do ano no bairro de Piabetá.  Localizada  no  sexto distrito, os pacientes  vão poder contar com estrutura completa de atendimento de urgência e emergência. Segundo o Ministério da Saúde, o diferencial das UPAs é a estrutura simplificada que oferece exames como raios-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com as UPAs, 97% dos casos são solucionados na própria unidade.

Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24h.

O projeto das UPA 24h tem três diferentes portes. Magé, pelo grande número de habitantes, vai receber uma UPA o tipo III, com capacidade para realizar cerca de 500 atendimentos diários, incluindo o atendimento odontológico e unidade ortopédica, que só está disponível nas estruturas de porte máximo. A UPA de Piabetá será construída com módulos metálicos, semelhante à estrutura do Centro Vocacional Tecnológico, o que reduz consideravelmente o tempo da obra. “Nós temos o prazo de 120 dias para entregar o prédio completo com energia e hidráulica, isso será em janeiro. Depois entra outra empresa que vai realizar as instalações hospitalares”, explicou Ronaldo de Paula, responsável técnico pela obra.

Na área com mais 2,6 mil metros quadrados, localizada no Parque Santana, atrás da 66ª DP, além da unidade hospitalar, o espaço vai contar com o projeto de urbanismo e arborização com estacionamento para as ambulâncias e infraestrutura adaptada para atender com conforto deficientes físicos e cadeirantes.

 

 

INAUGURAÇÃO  EM DEZEMBRO!

UPA 1

A UPA 24h no bairro Parque Santana, no sexto distrito de Magé, é a primeira unidade estadual instalada no município que tem inauguração prevista para dezembro. Para alinhar o trabalho conjunto com a rede de saúde da cidade, a equipe técnica das duas instâncias se reuniram para ajustar e apresentar o serviço realizado pela unidade emergencial.

“A UPA é retaguarda para a atenção básica [rede de Postos de Saúde da Família, os PSFs] e precisamos decidir juntos sobre a adequação dos fluxos de pacientes, para que a unidade venha para ajudar na rede de Magé”, justificou Tatiana Clarkson, da assessoria de políticas de humanização da Secretaria Estadual de Saúde.

 

Ela também apresentou como deverá ficar a unidade após a conclusão das obras. A UPA do Parque Santana será de porte II, com estrutura para realizar uma média de 500 atendimentos diários, baseados na classificação de risco, sendo priorizados os casos de risco de morte identificados pela cor vermelha. A norma também conta com as cores amarela, azul e verde, sendo o último destinado aos casos de baixa complexidade.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Tarcísio Crespo, “há cerca de três meses a rede de saúde em Magé está sendo reconfigurada. Trabalhamos focados em discutir essa nova realidade, baseado no impacto diagnosticado durante a implantação da UPA em outras localidades”.

Essa é a primeira de uma série de encontros que vão ocorrer até mesmo após a abertura da UPA, que tem como objetivo principal, atender pacientes em caráter emergência e urgência para estabilizar dentro do período de 24h. Caso seja necessário manter a internação, a unidade realiza a transferência a partir da Central de Regulação do Estado.

A rede de atenção básica de Magé conta com 62 Postos de Saúde da Família, dois hospitais sendo o de Piabetá equipado com uma maternidade e quatro unidades 24 horas.

 

 

About The Author

Number of Entries : 177

Leave a Comment

© 2013 A Crítica Online é turbinada com Wordpress, Webdesign Mucambo Digital

Scroll to top